Défice da balança comercial subiu para 1.593 milhões de euros em outubro

Confagri 10 Dez 2018

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística esta segunda-feira mostram que as exportações e as importações registaram variações homólogas nominais de mais 5,9 e mais 5,3 por cento.

O défice da balança comercial de bens portuguesa subiu para 1.593 milhões de euros em outubro, um valor superior em 54 milhões de euros comparativamente ao período homólogo de 2017, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira. Nesse mês, as exportações aceleraram e as importações ultrapassaram novamente as anteriores, com subidas homólogas nominais de 5,9 e 5,3 por cento, respetivamente.

«Excluindo os combustíveis e lubrificantes, a balança comercial atingiu um saldo negativo de 1 100 milhões de euros, correspondente a um aumento do défice de 39 milhões de euros em relação a outubro de 2017. Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as exportações aumentaram 8,5 por cento e as importações cresceram 7,6 por cento, mais 2,6 e mais 1,4 por cento, respetivamente, em setembro de 2018», refere o INE.

Segundo o organismo de estatística português, no trimestre terminado em outubro, as exportações e as importações de bens aumentaram ambas: 3,1 e 4,5 por cento, respetivamente, quando comparado com o trimestre homólogo do ano passado. No relatório publicado esta manhã, o INE explica que tanto as exportações como as importações cresceram devido ao aumento verificado no comércio Intra-União Europeia (UE), dado que as exportações Extra-UE diminuíram.

Em setembro, o défice da balança comercial portuguesa tinha descido para 1.203 milhões de euros, uma diminuição, em termos homólogos, de 49 milhões de euros.

Fonte: jornaleconómico

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI