Dois vinhos alvarinho entre os vencedores do Concurso “Os Melhores Verdes”

Confagri 23 Abr 2018

A eleição dos melhores vinhos verdes é uma iniciativa anual da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Os vencedores deste ano foram eleitos entre mais de 280 concorrentes.

A tradicional gala anual da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), realizada no terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, foi ocasião sublime para dar a conhecer os vencedores do concurso de 2018. «Os melhores verdes» foram distinguidos nas categorias ouro e prata e cinco eleitos, «Best of Vinho Verde 2018», declarados embaixadores da região nos mercados de exportação.

Esta votação é o resultado do trabalho de um júri composto por convidados de nove países e que viajaram dos Estados Unidos, Japão, Canadá, Brasil, Rússia, Reino Unido, Alemanha e Suécia.

Com mais de 280 referências a concurso, um valor superior ao registado em 2017, foram escolhidos 27 vinhos em prova cega pelo painel de provadores nacionais. Esta seleção decorre em três etapas, com todos os vinhos provados em regime de absoluto anonimato.

Na pré-seleção, são provados os vinhos das categorias mais concorridas. Os dez melhores passam à fase seguinte. Na segunda etapa, são atribuídos aos melhores vinhos do ano os prémios ouro, prata e honra. Passam à terceira e última etapa os vinhos verdes premiados com ouro e prata e ainda os vinhos seguintes melhor classificados, até que esteja preenchido um painel de 35.

Os vinhos são avaliados por críticos e provadores internacionais, selecionados nos principais mercados de exportação, que elegem os melhores do ano na perspetiva dos mercados internacionais.

Em noite de festa, Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) destacou «uma crescente aposta na criação de valor e na distinção pela qualidade», sublinhando «o aumento das participações no concurso, edição após edição, e isso é sinónimo de uma região mais competitiva, orientada para o crescimento e para a presença em diferentes mercados».

As exportações de vinho verde atingiram «60 milhões de euros em 2017, o maior valor de sempre», disse o presidente da CVRVV, acrescentando haver «boas perspetivas comerciais para este ano» porque «2017 foi um ótimo ano» tanto pela produção, «com mais 30 por cento do que no ano anterior», como pela qualidade.

Presente em 107 países, o vinho verde vai ter uma casa no Porto, anunciou aquele responsável. O magnífico palacete da rua da Restauração, rodeado de belos jardins sobranceiros ao rio Douro, onde está instalada, atualmente, a sede da CVRVV, vai ser transformado num centro de promoção e de divulgação de um vinho único no mundo: o vinho verde.

Fonte: TSF; Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi