A população europeia entre os 18 e os 35 anos continua a considerar as lojas físicas bastante atrativas. Os “millennials” portugueses não fogem à regra: 77 por cento dos adultos assumem-no.
Depois do advento dos centros comerciais e num momento em que se fala cada vez mais de ecommerce, um concorrente tradicional parece estar a ganhar nova vida entre os jovens adultos entre os 18 e os 35: é que, em média, 68 por cento dos “millennials” europeus têm uma opinião favorável sobre as grandes lojas situadas no centro das cidades.
Neste contexto, os portugueses são mesmo os que mais referem este tipo de comércio como favorito, com 77 pontos percentuais, seguido dos inquiridos na Roménia, com 76 por cento. Os austríacos são aqueles que menos entusiasmo demonstraram nestas lojas, com apenas 55 por cento do total de inquiridos a registarem uma opinião positiva.
O mercado globalizado em que vivemos faz com que tenhamos um acesso sem precedentes às mesmas lojas e aos mesmos produtos praticamente em toda a parte do mundo. Talvez por esta razão, há quem prefira fugir da massificação e procurar produtos diferenciados junto do comércio de proximidade.
70 por cento dos “millennials” europeus afirmam gostar de fazer compras neste tipo de lojas, com destaque para os povos escandinavos, 81 por cento dos suecos e 78 por cento dos dinamarqueses. Refira-se que os portugueses não estão muito longe destes valores e encontram-se mesmo entre aqueles que com maior interesse no comércio de proximidade, cerca de 75 por cento.
Os resultados do Observador Cetelem Consumo Millennials 2018 indicam que, em média, 78 por cento dos inquiridos desta geração sente prazer ao visitar grandes superfícies do ramo alimentar. Romenos, com 89 por cento, são aqueles que mais gostam destes espaços, enquanto os dinamarqueses se encontram no polo oposto, com 67 por cento.
Os “millennials” portugueses estão três pontos percentuais acima da média, com 81 por cento. Quanto a grandes espaços comerciais que combinem lojas com atividades de lazer, 74 por cento dos Millennials assumem gostar de frequentá-los, valor nove pontos percentuais mais elevado do que a média do estudo, de 65 por centop. Entre os Millennials portugueses, 84 por cento afirmam preferir este tipo de espaço comercial, apenas ultrapassados por romenos, com 87 por cento.
Os outros tipos de comércio recebem opiniões quase igualmente favoráveis. É o caso das grandes superfícies especializadas que 69 por cento dos “millennials” afirmam frequentar. Uma das principais razões é o facto de as pessoas com idades entre os 18 e os 35 anos estarem no início da sua vida ativa e familiar, o que implica mobilar, fazer bricolagem e decoração de interiores. Neste caso, 62 por cento dos inquiridos portugueses encontram-se um pouco abaixo da média europeia, que ronda os 70 por cento.
Fonte. jornaleconómico