As economias da zona euro e da União Europeia (UE) cresceram 2,6 por cento no terceiro trimestre, face ao mesmo período de 2016, depois de uma subida homóloga de 2,4 por cento no período anterior, divulga o Eurostat.
Já na variação em cadeia, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) abrandou para os 0,6 por cento entre julho e setembro, quer na zona euro, quer na UE, depois de ter aumentado 0,7 por cento no segundo trimestre.
Em termo homólogos, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou nos 26 países para os quais há dados disponíveis, de fora ficam a Irlanda e o Luxemburgo, com destaque para a Roménia (8,6%), Malta (7,7%), Letónia (6,2%), Polónia (5,2%) e República Checa (5,0%).
Face ao segundo trimestre, a Roménia (2,6%, Malta (1,9%), Letónia (1,5%) e Polónia (1,2%) registaram as maiores taxas de crescimento económico, havendo um recuo a assinalar: de -0,6 por cento na Dinamarca.
Em Portugal o PIB aumentou 2,5 por cento face ao terceiro trimestre de 2016 e 0,5 por cento na comparação com o período entre julho e setembro.
Fonte: jornaleconómico