Exportações de vinho do Alentejo com aumento no 1.ºsemestre face a 2016

Confagri 29 Set 2017

As exportações de vinhos do Alentejo cresceram 28 por cento em valor e 17 por cento em quantidade, no primeiro semestre deste ano, face a igual período de 2016, revelou a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.

Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), o preço médio por litro subiu nove por cento, no mesmo período, com o Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Suíça e França a representarem 57 por cento do valor exportado e 55 por cento da quantidade.

Perante estes dados, a comissão vitivinícola considerou que este pode ser «o melhor ano» na exportação de vinhos da região. «Esperamos superar os resultados do ano passado, pois, o segundo semestre é mais forte, e fechar 2017 como o melhor ano na exportação», afirmou Francisco Mateus, presidente da CVRA.

Com o aumento verificado nos primeiros seis meses deste ano, destacou o organismo, «o Alentejo está a contribuir para a valorização das exportações de vinho DOC (Denominação de Origem Controlada) e Regional de Portugal, atingindo preços médios mais elevados».

O valor atingido nas exportações, sublinhou Francisco Mateus, «é reflexo do crescimento do preço médio», devido a «uma maior perceção da qualidade por parte dos importadores e consumidores internacionais».

«Brasil e Angola são mercados de peso que alavancam a exportação, mas, numa análise sem estes dois países, o preço médio até cresceu mais, 10 por cento. Estamos a melhorar o nosso posicionamento nos mercados de exportação», analisou.

Os vinhos DOC Alentejo e Regional Alentejano são exportados para 112 mercados externos e a quantidade vendida internacionalmente duplicou nos últimos dez anos, acrescentou a CVRA.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, criada em 1989, e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

A CVRA é também responsável pela promoção dos vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais.

Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo possui cerca de 22 mil hectares de vinha e um total de 263 produtores e 97 comerciantes.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi