FAO: Índice de preços dos alimentos baixa em novembro

Confagri 12 Dez 2017

Os preços mundiais dos alimentos baixaram ligeiramente em novembro, com a descida de preços dos lacticínios a compensar um forte aumento nos do açúcar e óleos vegetais, segundo o último índice de preços dos alimentos publicado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

O índice teve uma média de 175,8 pontos em novembro, menos 0,5 por cento que o mês anterior, mas ainda 2,3 por cento superior em comparação com um ano antes. A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) reviu também em alta as suas previsões mundiais de cereais e espera que os fornecimentos a nível global aproximem-se das 3.331 milhões de toneladas, o que supõe um máximo histórico.

O índice de preços dos alimentos da FAO é uma medida de variação mensal dos preços internacionais de certos produtos alimentares. A descida em novembro levou a uma queda mensal de 4,9 por cento no índice de preços dos produtos lácteos, com descidas na manteiga, queijo e no leite em pó inteiro e desnatado.

Pelo contrário, o índice de preços do açúcar da FAO subiu 4,5 por cento com caráter mensal devido, sobretudo, a uma queda nas exportações do Brasil e a uma inquietude de que a maior segurança dos preços do petróleo leve a destinar mais açúcar para a produção de etanol.

O índice de preços dos óleos vegetais da FAO também aumentou em 1,2 por cento, liderado por aumentos do óleo de soja, enquanto os preços do óleo de palma diminuíram, isto em consequência de níveis mais altos de existências na Malásia.

Para a carne, o índice manteve-se praticamente invariável à medida que os preços da carne de bovino subiam e baixavam os da carne de porco. Por seu lado, o índice de preços dos cereais registou um pequeno aumento em novembro, liderado por uma subida de 1,1 por cento nas cotações internacionais do arroz.

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi