FAO em Moçambique distribui 180 toneladas de sementes em Manica e Sofala

Confagri 01 Abr 2019

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura anunciou esta segunda-feira que vai distribuir 180 toneladas de sementes de feijão e milho nas províncias de Manica e Sofala, afetadas pelo ciclone Idai.

«Neste momento que as águas já baixaram, é crucial que o Governo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e seus parceiros entrem em ação rapidamente», disse Olman Serrano, representante da FAO em Moçambique.

O ciclone Idai causou a destruição de cerca de 500 mil hectares de culturas diversas nas províncias afetadas no centro de Moçambique, segundo dados da organização, enquanto o Governo moçambicano estima em 669 mil os hectares afetados.

De acordo com a FAO, parte significativa da área de cultivo ficou inundada em vésperas da colheita de milho e soja, tendo sido as províncias de Sofala e Manica, que contribuem com 25 por cento da produção nacional, as mais afetadas.

«Uma vez que tenhamos estabelecido como e quanta terra pode ser recuperada, vamos distribuir as sementes com urgência para que os agricultores possam plantar para a segunda campanha agrícola, que se inicia agora, em abril», declarou Olman Serreno.

O ciclone Idai atingiu a região centro de Moçambique, o Maláui e o Zimbabué em 14 de março. As autoridades moçambicanas atualizaram hoje para 518 o número de mortos provocados pelo ciclone Idai e pelas cheias que se lhe seguiram, mais 17 vítimas mortais relativamente aos últimos dados.

De acordo com o ponto de situação divulgado pelo Instituto Nacional de Gestão de Catástrofes (INGC) de Moçambique, registaram-se ainda 1.641 feridos e mais de 146 mil pessoas estão agora instaladas em centros de acolhimento.

Fonte: rtp.pt

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI