FAO quer facilitar acesso a mecanização na agricultura africana

Confagri 13 Fev 2019

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e a Rede Africana de Conservação assinaram na passada semana um acordo para incentivar o acesso dos pequenos agricultores africamos à mecanização agrícola. No âmbito deste acordo, as organizações pretendem vincular a utilização de máquinas agrícolas à agricultura de conservação.

Em África, 65 por cento da mão-de-obra usada na agricultura ainda é manual, 25 por cento vem da tração animal e apenas 10 por cento é mecanizada. Por comparação, na África do Sul, a mão-de-obra humana não passa dos 30 por cento.

Saidi Mkomwa, secretário-executivo da Rede Africana de Conservação da Agricultura (ACT), sublinha que «este acordo é uma parte importante do trabalho da ACT e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para a adoção da mecanização agrícola sustentável em toda a África, que tem o potencial de transformar as vidas e os meios de subsistência de milhões de pequenos agricultores».

«Uma das maneiras pelas quais podemos alcançar uma produção agrícola sustentável em África é através da adoção da agricultura de conservação e mecanização mais apropriada», diz ainda o diretor-geral adjunto da FAO, Bukar Tijani, que dirige o Departamento de Agricultura e Defesa do Consumidor da FAO.

«Esta parceria para África será uma plataforma para reunir as partes interessadas do setor privado, grupos de agricultores, sociedade civil e ministérios da agricultura para alcançar a nossa visão de um mundo de fome zero», conclui.

Fonte: vidarural

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI