FIELDS

Confagri 14 Mai 2022

Projeto FIELDS

 

Abordando as necessidades atuais e futuras de competências para a sustentabilidade, digitalização e bioeconomia na agricultura: Estratégia e agenda de competências europeia

 

Contactos: Domingos Godinho (+351967421568) 

Coordenador: Universidade de Turim (Itália)

 

Parceiros: 30 parceiros representando 12 países Europeus: Alemanha (UHOH), Austria (Iseki, AP, LVA, FJ-BLT), Belgica (FDE, LLL-P, Plant ETP, Efvet, Cepi), Espanha (Scoop, UCLM, FIAB, Fenacore, AGACA), Finlandia (PA), France (Actia, AC3A, Ania), Grécia (Cert, Sevt, EFB, Gaia), Irlanda (Icos), Itália (University of Torino, Confagricoltura, Infor), Países Baixos (Wur, Aeres), Portugal (Confagri PT), Eslovénia  (GZS)

 

Início em 1 de Janeiro de 2020 com a duração de 48 meses

 

A agricultura europeia enfrenta diversos desafios, a política alimentar 2030 evidencia a vulnerabilidade da produção agrícola devido à globalização dos mercados, ao aumento da concorrência, à volatilidade dos preços e à incerteza económica a par da baixa produtividade incremental das culturas. Estas vulnerabilidades são acentuadas pelo aumento da procura de alimentos e rações para animais, enquanto as preocupações ambientais e as alterações climáticas geram mais incertezas. Passar da agricultura convencional para uma agricultura mais sustentável é um processo complexo que requer uma abordagem sistémica, incluindo a reformulação do papel do agricultor: de um mero produtor de alimentos e matérias-primas, para um “gestor bem preparado do capital natural”. Para enfrentar e reagir com sucesso a estes fatores, a agricultura e a silvicultura precisam de novas competências e modelos de negócio. A identificação das necessidades de competências existentes e emergentes em bioeconomia, sustentabilidade e utilização de tecnologia digital é de extrema importância para desenvolver uma abordagem estratégica de modo a manter o setor agrícola europeu competitivo e sustentável a longo prazo. É necessária uma estratégia clara de competências setoriais na UE para melhorar a gestão do risco, conter a perda de competências práticas, melhorar a compreensão das novas tecnologias, desenvolver competências empresariais e de liderança e proporcionar uma abordagem mais coordenada ao desenvolvimento de competências. A bioeconomia, ao ligar os vários atores da cadeia de valor, ao recorrer a um novo modelo de economia circular, permite enfrentar muitos dos desafios que se colocam à agricultura, mas é necessária uma estratégia de competências adequada para permitir que os agricultores o enfrentem com sucesso.

 

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI