Gasóleo ao preço da gasolina? Diferença está em mínimos históricos

Confagri 12 Mar 2019

A diferença de preço entre a gasolina e o gasóleo tem vindo a encolher, reduzindo-se em 82 por cento nos últimos quatro anos. Na semana passada, o fosso entre os dois combustíveis bateu mesmo mínimos históricos.

A regra tem sido esta: abastecer um depósito a gasolina é mais caro do que atestar com gasóleo. Mas o estreitamento de preços tem vindo a acentuar-se. E, nos últimos quatro anos, a diferença de preço entre a gasolina e o gasóleo reduziu-se em 82 por cento.

Na semana passada, a diferença entre um litro de diesel e um litro de gasolina encolheu para os 5,8 cêntimos, segundo dados da Direção Geral de Energia e geologia (DGEG), o que representa um mínimo histórico. Ou seja, nunca a diferença entre os dois combustíveis foi tão curta.

Se recuarmos a 2015, por exemplo, a discrepância entre os dois combustíveis era de 32,5 cêntimos. O que quer dizer que, nessa altura, atestar um depósito com 50 litros de gasóleo ficava 16 euros mais barato que abastecer com gasolina.

Atualmente, e segundo os dados da DGEG, o preço médio do litro da gasolina 95 custa, em média, 1,475 euros, enquanto o litro do gasóleo vale 1,417 euros. A diferença, de 5,8 cêntimos por litro, equivale a uma poupança de pouco mais de 2,90 euros para o mesmo depósito de 50 litros.

Carga fiscal sobre o diesel subiu 17 por cento nos últimos quatro anos

De acordo com João Reis, porta-voz da APETRO – Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, «as aproximações ou afastamentos dos preços de venda ao público da gasolina e do gasóleo, dependem basicamente dos impostos».

Ainda assim, em Portugal, a carga fiscal é superior na gasolina face ao gasóleo: o ISP+IVA representam atualmente cerca de 63 por cento na gasolina e 54 por cento no gasóleo. «Se o ISP fosse igual para os dois combustíveis, o preço de venda do gasóleo poderia mesmo ultrapassar o da gasolina», explica o porta-voz da APETRO.

Mas existe outro fator a explicar o estreitamento dos preços: o custo do gasóleo, antes de impostos, registou um agravamento de quase seis cêntimos desde 2015, enquanto o preço da gasolina à saída da refinaria fez o percurso inverso e desvalorizou mais de dez cêntimos. Ou seja, antes de impostos, o preço do gasóleo está hoje onze cêntimos mais caro que o da gasolina.

Treze países da União Europeia já têm gasolina mais barata que o gasóleo

O estreitamento da diferença entre os preços da gasolina e do gasóleo não é inédito a Portugal. De acordo com dados da Comissão Europeia, há cada vez mais países onde os preços se aproximam e há 13 países na União Europeia onde inclusivamente o preço do gasóleo já superou o preço de venda ao público da gasolina.

No Reino Unido e na Bélgica encontram-se as maiores diferenças. Aqui, os automobilistas pagam mais 12 cêntimos por litro na hora de atestar um carro a diesel.

Segue-se a Hungria, com uma diferença de 10 cêntimos por litro, Chipre e Bulgária, com nove, Roménia e suécia, com oito, Polónia, com seis, República Checa, Croácia e Eslovénia, com três, Estónia, com dois, e Áustria, com um.

Fonte: jornaleconómico

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi