O Governo dos Açores abre este mês as candidaturas referentes a 16 submedidas do Programa de Desenvolvimento Rural dos Açores, PRORURAL+, destinadas a apoios na área da agricultura e florestas.
No total, para estas submedidas, estão disponíveis cerca de seis milhões de euros de despesa pública, concretiza o executivo socialista liderado por Vasco Cordeiro.
Ontem, dia 8 de janeiro, foram já abertas as candidaturas referentes ao apoio «à conservação, utilização e desenvolvimento sustentáveis de recursos genéticos na agricultura», candidaturas cujo prazo termina a 9 de março.
A partir de 15 de janeiro serão publicados avisos referentes, entre outros, à formação profissional e aquisição de competências, atividades de demonstração e ações de informação e prestação de serviços de aconselhamento agrícola e florestal.
«Está ainda prevista para este mês a abertura de candidaturas ao nível das submedidas dedicadas à cooperação para o desenvolvimento e promoção de cadeias de abastecimento curtas e mercados locais e intervenções destinadas à atenuação e adaptação às alterações climáticas e projetos e práticas ambientais em curso», nota ainda o executivo regional.
Por fim, e no que refere ao investimento em zonas florestais, as candidaturas têm início em 21 de janeiro e abarcam áreas como a florestação de zonas arborizadas, a criação e manutenção de sistemas agroflorestais ou investimentos para a melhoria da resiliência e do valor ambiental dos ecossistemas florestais.
Fonte: Lusa