Governo aumenta grupo de acompanhamento de negociação da PAC

Confagri 12 Mar 2018

António Manuel Alhinho Covas, assessor do ministro da Agricultura no Governo de António Guterres entre 1995 e 1999, vai integrar o grupo de peritos que acompanham a negociação da  Política Agrícola Comum, segundo um diploma publicado esta segunda-feira.

O Conselho de Acompanhamento da Revisão da Política Agrícola Comum (PAC), criado em junho do ano passado, tem por missão definir os desafios que a agricultura portuguesa vai enfrentar no futuro e os pressupostos da estratégia de política agrícola nacional no quadro da PAC após 2020.

A escolha de Alhinho Covas, de 65 anos, é justificada pelo Governo com o facto de ter uma «personalidade de reconhecido mérito» nas áreas dos assuntos europeus e do desenvolvimento rural.

«A composição do Painel de Peritos do Conselho de Acompanhamento da Revisão da PAC (…) integra ainda António Manuel Alhinho Covas, Professor Catedrático da Universidade do Algarve», lê-se no diploma.

Além de Alhinho Covas, o painel de peritos é composto por outras personalidades do meio académico, como António Serrano, Teresa Pinto Correia e Mário de Carvalho (Universidade de Évora), Arlindo Cunha e Miguel Sottomayor (Universidade Católica do Porto), Artur Cristóvão (UTAD), Francisco Cordovil (ISCTE), Francisco Avillez, Ricardo Braga, Raul Jorge e José Lima Santos (Universidade de Lisboa) e Maria de Belém Costa Freitas (Universidade do Algarve).

Há dois anos, em abril de 2016, este professor catedrático também foi nomeado para representar o Governo no conselho consultivo da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

O professor catedrático integrou ainda a comissão diretiva do programa operacional regional Algarve XXI, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho Nacional de Agricultura em representação da coordenação do projeto Querença, que visa o resgate territorial de territórios em estado crítico, gravemente atingidos por processos de desertificação e abandono.

A terceira e última reunião do Conselho de Acompanhamento da Revisão da Política Agrícola Comum (PAC) aconteceu na passada quarta-feira, em Lisboa.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI