O Ministério da Agricultura anunciou esta quinta-feira a aprovação de três projetos de reabilitação de regadios tradicionais, num investimento superior a um milhão de euros, em Arcos de Valdevez e Melgaço, distrito de Viana do Castelo.
Em causa estão os regadios das Águas da Levada das Poças do Meio, da Levada da Videira e de Alvaredo, cujos projetos de recuperação complementam o Programa Nacional de Regadios (PNR).
Segundo o Ministério da Agricultura, o PNR prevê um investimento global de 560 milhões de euros na criação e na reabilitação de mais cerca de 100 mil hectares de regadio até 2023, que vão gerar 10.500 postos de trabalho permanentes.
«A implementação do PNR representa uma aposta do Governo num pilar fundamental para o desenvolvimento da região», refere, em comunicado, aquele ministério. Sublinha que se trata de «um instrumento essencial para a fixação das populações e para o apoio à agricultura familiar».
Estes regadios fazem parte de um projeto mais amplo de valorização dos territórios e da atividade agrícola, «tornando-a mais produtiva e mais competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água».
Em anexo: Comunicado
Fonte: Lusa; portugal.gov.pt