O Governo quer estimular a produção de cereais no país, sobretudo nos territórios onde predomina o sequeiro. De acordo com o Correio do Alentejo, quem o diz é o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que em breve deverá apresentar em Conselho de Ministros a Estratégia Nacional para o Relançamento da Cerealicultura.
«Temos que criar condições para ver como é possível aumentar a produção de cereais em Portugal», defende Capoulas Santos. Nesse sentido, o Ministério da Agricultura criou um grupo de trabalho que inclui técnicos do próprio ministério e das organizações de produtores de cereais para desenhar «uma estratégia e um plano de ação para a recuperação da cerealicultura em Portugal, que é fundamental para a revitalização dos territórios de sequeiro e também para o abastecimento do país».
«Neste momento, se tirarmos o milho, apenas abastecemos o país em cereais em cinco por cento das nossas necessidades. E é evidente que se não se faz mais cereal porque não é muito competitivo fazê-lo nas nossas condições agroclimáticas», explica o ministro da Agricultura.
«Estamos a olhar para os cereais de uma forma diferente. Foi uma atividade que foi caindo numa certa secundarização no âmbito das políticas nacionais e que nós queremos inverter através de ações concretas», conclui Capoulas Santos.
Fonte: vidarural