HUB4AGRI lançado oficialmente na CONFAGRI

Confagri 15 Out 2018

O HUB4AGRI foi lançado pelo ISQ, esta segunda-feira, na sede da CONFAGRI, em Lisboa. Trata-se do primeiro Hub Digital para a Agricultura em Portugal que envolve 15 entidades e cuja apresentação oficial culminou na assinatura de um protocolo de parceria entre as mesmas.

Nas palavras de Pedro Matias, Presidente do Conselho de Administração do ISQ, o HUB4AGRI é uma iniciativa de maior importância com um objetivo muito concreto, não apenas no desenvolvimento tecnológico mas sobretudo no crescimento da competitividade. Para as empresas portuguesas esta digitalização pode representar uma subida na cadeia de valor.

A digitalização concentra-se naquilo a que se pode chamar capital intelectual, ou seja, de conhecimento em tecnologias através do interface com diversas instituições públicas e privadas, universidades e centros de conhecimento, entre outras.

A transformação digital das empresas portuguesas é crucial para o futuro da nossa economia. A adoção de tecnologia, a digitalização de processos e novos modelos de negócio digitais, baseados nas novas tecnologias de informação e comunicação, são apontados por diversos autores e instituições a nível mundial, como a solução de maior relevância para fazer face a estes grandes desafios.

No âmbito da Digitalização na Agricultura em Portugal, João Silva, da Cooperfrutas e João Coimbra, da Quinta da Cholda são exemplos de casos de sucesso que puderam partilhar no evento desta manhã.

O setor agrícola nunca deixou de inovar e cada geração introduz melhorias tecnológicas e organizacionais. No entanto, a agricultura enfrenta novos e maiores desafios. O aumento populacional, as alterações climáticas e a escassez de recursos são algumas das barreiras que têm que ser ultrapassadas. É, desta forma, cada vez mais necessário encontrar novas soluções para rentabilizar e tornar a agricultura numa área mais sustentável, assumindo assim a tecnologia um papel crucial.

A adoção de tecnologias como imagens por satélite, GPS, os mapas digitais de produtividade, algoritmos para otimizar a aplicação de adubos e fitofármacos, ou sistemas de monitorização e controlo da água de rega, tem vindo a alterar o paradigma de muitas explorações agrícolas. A digitalização centra-se sobretudo na utilização de dados e de informação recolhidos no terreno e no tratamento e utilização dessa informação para melhorar processos e práticas culturais. Está também relacionada com a crescente adoção de novas tecnologias pelas explorações agrícolas, em todas as áreas, incluindo na rega, na mobilização dos solos, no combate a pragas e doenças, ou na fertilização.

O objetivo geral da «digitalização da indústria europeia» é garantir que «qualquer indústria na Europa, grande ou pequena, onde quer que esteja situado e em qualquer setor possa beneficiar plenamente das inovações digitais para atualizar os seus produtos, melhorar seus processos e adaptar seus modelos de negócios para a mudança digital».

Incentivando a transformação digital no setor agrícola, com uma vasta experiência em projetos nacionais e internacionais e, percussora da tecnologia e da digitalização em diversos setores da indústria, a HUB4AGRI é uma plataforma que, de um lado vai expor as empresas ou projetos com respostas tecnológicas para a digitalização da agricultura, e de outro, recebe a procura dos produtores que, cada vez mais, pretendem atualizar e rentabilizar a sua economia e necessitam de novas soluções para melhorar a sua performance, com sistemas de rega, de plantio, de aproveitamento dos solos e de muitas outras aplicações, inclusive na área vitivinícola que, mesmo não tendo sido concebidas inicialmente para o setor agrícola podem ditar a aposta na forte modernização do setor primário.

No contexto do plano de ação da Comissão Europeia para a digitalização da indústria europeia da estratégia para a criação de um mercado único digital, que inclui a criação destes Digital Innovation Hubs. De acordo com a Comissão «é necessário adequar o mercado único europeu à era digital eliminando barreiras regulamentares e passando dos atuais 28 mercados a um mercado único».

O Hub4Agri pretende constituir e manter uma rede de cooperação multissetorial em Portugal e na Europa e trabalhar em estreita colaboração com as autoridades regionais e nacionais para promover a digitalização do setor agrícola.

A encerrar, o Presidente da CONFAGRI, Manuel dos Santos Gomes, mostrou-se grato com o facto da sede da CONFAGRI ter sido o palco escolhido para o lançamento desta iniciativa, à qual a Confederação aderiu com entusiasmo. «Acreditamos que a mesma poderá dar um contributo muito importante para a inovação e melhoria do desempenho do setor agrícola português, a nível económico, social e ambiental».

Santos Gomes salientou um conjunto de fatores que considera relevantes para o seu sucesso, como a coordenação do projeto pelo ISQ, um conjunto alargado de parceiros com um grande conhecimento do setor agrícola português, uma visão e objetivos claros e ambiciosos e uma conjuntura nacional e europeia favorável ao desenvolvimento de soluções inovadoras na agricultura, concluindo que da parte da CONFAGRI «esperam contribuir para o diálogo eficaz, entre a procura e a oferta de novas soluções, como também para disseminação de novos instrumentos e aplicações que melhorem a rentabilidade dos agricultores e das empresas agroalimentares» que a Confederação representa.

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI