INE confirma queda dos preços em 0,3% em termos homólogos em julho

Confagri 14 Ago 2019

Fonte: observador.pt/Lusa

O Índice de Preços no Consumidor desceu em julho 0,3% face ao mesmo mês de 2018, desacelerando face aos 0,4% registados em junho. Queda apresentou-se no setor de hotéis, restaurantes e vestimentas.

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) desceu em julho 0,3% face ao mesmo mês de 2018, desacelerando face aos 0,4% registados em junho, confirmou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados definitivos publicados esta segunda-feira pelo INE, “esta evolução deve-se em grande medida ao contributo da variação negativa dos preços da classe dos ‘restaurantes e hotéis’”, sendo que “as reduções de preços verificadas na classe do ‘vestuário e calçado’, em consequência de uma maior intensidade nas promoções de final de época, e a alteração da taxa de IVA aplicada ao termo fixo das tarifas de eletricidade e gás natural contribuíram também para a diminuição desta taxa”.

A inflação subjacente (que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos) registou em julho uma variação homóloga de -0,1%, taxa inferior em 0,7 pontos percentuais à registada em junho.

Estes dados coincidem com a estimativa rápida dos preços do consumidor divulgada pelo INE em 31 de julho.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI