IVV: 2017 será «um ano de qualidade» para o vinho português

Confagri 31 Ago 2017

O calor e seca fizeram antecipar, como nunca, as vindimas. Apesar disso, o presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Frederico Falcão, reconhece a antecipa um ano de qualidade para o setor.

Ainda longe do fim, a época de vindimas está a correr de feição para os produtores portugueses, com Frederico Falcão, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), a declarar à TSF que os vinhos portugueses de 2017 serão de excelência. «Os vinhos brancos já estão colhidos e a qualidade é excelente. A produção é das melhores dos últimos anos. Quanto aos tintos ainda é cedo, mas tudo indica que também será um ano de qualidade», adianta o responsável.

O Presidente do IVV fala num ano «anormal», com mais qualidade e mais quantidade. No início do verão, o instituto estimava que a produção aumentasse na razão dos 10 por cento, mas a seca pode alterar as expectativas, com Frederico Falcão a sublinhar que a singularidade de cada região contribuirá para as contas finais. «Na região centro, na Bairrada e no Dão, a estimativa é de um crescimento de entre 17 e 20 por cento e achamos que se vai concretizar. No Alentejo, devido à seca, a produção deverá ficar abaixo das previsões».

O ano fica ainda marcado pela antecipação das vindimas, algo de que o presidente do IVV não se lembra ter antes vivido. «As vindimas começaram muito mais cedo. Nesta altura todas as regiões do país estão a vindimar. Não me lembro de um ano assim. As vindimas começaram com duas a três semanas de antecedência».

Uma situação, que segundo o mesmo, dependeu do calor. «A primavera foi muito quente, sobretudo o mês de maio. Depois veio o calor e a seca. O ciclo das plantas adiantou com estas condições». Tal fez com que, em algumas regiões do país, as vindimas tivessem começado logo nos primeiros dias de agosto, o que leva o presidente do IVV a falar num «ano fora do normal» para o setor do vinho em Portugal.

Fonte: jornaleconomico

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi