Manuel Pinheiro foi empossado presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes até 2021 e declara-se «muitíssimo entusiasmado» à partida para o seu sexto mandato neste cargo.
Reeleito no dia dois deste mês, Manuel Pinheiro disse à agência Lusa que as suas principais prioridades para o novo mandato passam por uma aposta forte no enoturismo, enquanto alavanca para a «valorização da região» e do seu vinho, e também por «repensar o vinho verde tinto».
«No vinho verde branco, o grande desafio é valorizá-lo. No tinto, o objetivo é reinventá-lo e promover o seu renascimento junto dos consumidores», referiu. Manuel Pinheiro preside Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) desde 2000, prepara-se para cumprir o seu sexto mandato à frente deste organismo e declara-se «muitíssimo entusiasmado», sublinhando que tem a seu lado «duas pessoas com muito conhecimento».
A Comissão Executiva da CVRVV integra ainda Óscar Meireles, administrador da Quinta da Lixa, e Armando Fontainhas, da Adega Cooperativa Regional de Monção, como representantes do Comércio e da Produção, respetivamente.
Manuel Pinheiro espera que a economia continue estável, de modo a que o vinho verde mantenha também o crescimento das vendas fora de portas. A CVRR foi fundada em 1927, tem 15 mil produtores e 600 engarrafadores em 2018 gerou um volume de negócios que o presidente da Comissão estima entre 220 e 250 e nesse mesmo ano, pela primeira vez, exportou mais de metade da sua produção.
Fonte: Lusa