Mapa genético do trigo descodificado. Objetivo: sementes mais resistentes

Confagri 20 Ago 2018

Uma equipa internacional de cientistas identificou a localização de mais de 100 mil genes do trigo. Um avanço científico que poderá ajudar a desenvolver uma variedade de trigo «resistente às mudanças climáticas» e ajudar a «alimentar o Mundo». A pesquisa foi publicada na revista Science.

Para se perceber esta façanha, o genoma do trigo tem 16 mil milhões de blocos químicos separados de DNA, o que é mais de cinco vezes maior do que o genoma humano que foi completado há quase 20 anos.

O mapa genético do trigo é resultado de um esforço gigantesco de duzentos cientistas de 73 organizações de pesquisa em 20 países. Juntos, eles identificaram a composição de 21 cromossomas de trigo e a localização precisa de 107.891 genes.

Os investigadores dizem que o mapa acelerará o desenvolvimento de novas linhagens para lidar com o aumento das ondas de calor esperadas da mudança climática. O professor Cristobal Uauy, líder de projeto em genética agrícola no John Innes Center, em Norwich, Inglaterra, descreveu a identificação de genes do trigo como «um divisor de águas». «Precisamos encontrar maneiras de tornar sustentável a produção de trigo diante das mudanças climáticas e do aumento da procura», disse à BBC News.

«Isso é algo que esperávamos há muitos anos. Toda a civilização humana deveria estar muito entusiasmada, porque pela primeira vez agora será possível fazer avanços que cientistas e criadores de plantas desejaram e criar trigo de uma maneira muito mais direcionada e, desta forma alimentar o Mundo no futuro», acrescentou o cientista.

Agricultura e Mar Actual

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI