Mau ritmo das exportações trava subidas do preço dos cereais

Confagri 10 Jan 2018

A onda de frio levou a um aumento dos preços dos cereais, tanto na União Europeia como nos Estados Unidos da América, pela incerteza criada no mercado devido ao efeito que poderá ter no estado das colheitas.

O mau ritmo das exportações também, tanto na União Europeia como nos Estados Unidos tem vindo a travar a sua subida.

Na passada semana chegou ao Equador a campanha de comercialização com valores baixos de exportações comunitárias. Nas 27 primeiras semanas de campanha foram exportadas 10,58 milhões de toneladas de trigo, um valor 20 por cento inferior ao exportado no mesmo período da campanha anterior e longe das 26 milhões de toneladas previstas pela Comissão para a atual campanha.

A situação nos Estados Unidos é muito melhor, com uma quebra de seis por cento nas exportações de trigo em relação ao período homólogo do ano passado e as de milho com menos 36 por cento.

O milho tem tempo para recuperar o que não foi exportado, ao contrário do trigo. Na próxima sexta-feira será divulgada a informação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a qual poderá reduzir as estimativas de exportação.

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI