O mercado do vinho generoso Madeira tem um valor fora da União Europeia quase igual ao do espaço comunitário, de acordo com os dados revelados pela Direção Regional de Estatística.
Dados publicados pela Direção Regional de Estatística (DRE), relativos ao primeiro trimestre de 2018, o mercado do vinho nos países da União Europeia (UE) valem atualmente 1,9 milhões de euros, enquanto o mercado extracomunitário já vale 1,8 milhões de euros.
Em termos de vendas fora da UE, o Japão lidera com 110.283 litros de vinho num total de 660 mil euros, ultrapassando já os Estados Unidos da América que se posicionam no segundo país com mais volume de vendas, ainda que compre menos litros do que os japoneses, 66.755 litros.
Quanto ao mercado da UE, a França continua a liderar as compras de vinho Madeira, mas fá-lo a um preço médio de 2,98 euros por litro, enquanto o tradicional mercado britânico compra menos vinho, mas paga por litro uma média de 6,67 euros.
Os dados da DRE demonstram ainda que «a comercialização de vinho generoso Madeira rondou os 879 mil litros no segundo trimestre de 2018, o que se traduziu em receitas de primeira venda de 4,9 milhões de euros».
Diz a estatística regional que, «comparativamente ao período homólogo, registou-se um aumento de 16,2 por cento na quantidade e de 14,1 por cento no valor». O mercado nacional comprou menos (-3,3%) e pagou também menos pelos vinhos adquiridos (-6,8%), representando, no segundo trimestre deste ano, um volume de negócio de um milhão de euros. Os Açores, neste segundo trimestre de 2018, não compraram um único litro de vinho Madeira, de acordo com os dados da DRE.
Fonte: Lusa