Mês de maio foi muito seco, continente sem seca meteorológica

Confagri 07 Jun 2018

O mês de maio em Portugal continental foi muito seco em relação à temperatura e precipitação, mantendo-se todo o território sem seca meteorológica, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o resumo do Boletim Climatológico do IPMA disponível esta quinta-feira, o mês de maio foi muito seco, sendo o valor médio da temperatura máxima do ar, de 21,89 graus Celsius, superior ao normal.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que o valor médio da temperatura mínima, de 10,25 graus, foi inferior ao normal.

Os valores de temperatura do ar, máxima, mínima e média, apresentaram grande variabilidade, refere o IPMA, destacando que o dia 01 de maio foi o mais frio com um valor médio de 11,3 graus e o dia 17 o mais quente com 19,5 graus.

Quanto à precipitação, o IPMA adianta que durante o mês de maio e em particular no dia 24 ocorreram situações de instabilidade em especial nas regiões do interior com ocorrência de aguaceiros localmente fortes, de granizo e acompanhada de trovoada.

No que diz respeito ao índice meteorológico de seca, O IPMA adianta que a 31 de maio continuava a não existir seca meteorológica em Portugal continental, verificando-se apenas uma diminuição significativa da área em chuva severa.

«Assim, no final do mês de maio, 0,3 por cento do território estava na classe de chuva severa, 84,6 por cento em chuva moderada e 15,1 por cento em chuva fraca», de acordo com o Boletim.

Em abril já não existia seca meteorológica em Portugal continental com 36,3 por cento do território na classe de chuva severa, 47,1 por cento em chuva moderada e 16,6 por cento em chuva fraca. O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

Fonte: jornaleconomico

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI