Ministra fala em “fase diferente” da Agricultura com desafio tecnológico

Confagri 08 Nov 2019

A nova ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, visitou esta quinta-feira a Web Summit.

De passagem pela Web Summit, a ministra da agricultura, Maria do Céu Albuquerque, realçou a nova fase da agricultura em Portugal, “uma fase diferente” cujo “desafio adicional é incorporar a tecnologia, a inovação e o conhecimento para poder fazer diferente e melhor”.

A governante afirmou estar na cimeira para “acompanhar três empresas startup que estão a trabalhar na agricultura e com projetos inovadores, aliando a informação recolhida a partir dos dados para poderem alavancar novas formas de produção e novos sistemas produtivos“.

Em declarações à SIC Notícias, Maria do Céu Albuquerque salientou ainda: “Ficamos particularmente satisfeitos quando vemos os nossos jovens inovadores a contribuírem para a garantia da sustentabilidade da agricultura, que é um dos grandes desafios que temos pela frente nesta legislatura”.

O uso da tecnologia na agricultura, continuou a ministra, “é mais uma forma de contribuir para as exportações”. Maria do Céu Albuquerque deu como exemplo a ‘Farm Cloud’, “que está a produzir o sistema para disponibilizar a vários países para controlar, recolher dados, produzir informação e com isso ajudar a agricultura de precisão”.

Ao podermos utilizar esta tecnologias ao serviço da produção, vamos conseguir ter produtos ambientalmente e economicamente mais sustentáveis, e com isso podermos garantir também atingir outros mercados, defendeu.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI