Ministro da Agricultura assina protocolo para reforçar exportações para a China

Confagri 29 Mai 2019

O Governo português assinou esta terça-feira, 28 de maio, um Protocolo para o Reforço da Cooperação com a República Popular da China, com o objetivo de harmonizar procedimentos e agilizar os processos de internacionalização.

Depois de ter aberto o mercado da China para a carne de suíno nacional, o Ministério da Agricultura está a agora a «trabalhar intensamente nos mercados da pêra Rocha, da uva de mesa e dos citrinos, produtos cuja negociação se encontra já numa fase bastante adiantada, tendo ficado já agendada a visita de uma missão técnica chinesa a Portugal no próximo mês de agosto», diz uma nota de imprensa do Ministério liderado por Luís Capoulas Santos.

Este foi o tema principal da reunião bilateral que decorreu ontem pela manhã no Salão Nobre do Ministério da Agricultura, na qual participaram as delegações de ambos os países, lideradas por Luís Capoulas santos, ministro da Agricultura de Portugal, e por Ni Yuefeng, ministro da Administração Geral das Alfândegas da República Popular da China, em Visita Oficial ao nosso País. Os dois ministros visitaram explorações agrícolas produtoras de uvas e de pêra Rocha, instaladas no Alqueva.

O Ministério da Agricultura tem «apostado fortemente no desenvolvimento da relação comercial com a China, tendo desencadeado um conjunto de processos de abertura de mercados cuja negociação está agora em curso», diz a mesma nota.

Além da pêra Rocha e das uvas de mesa, Portugal está igualmente a negociar os citrinos, as maçãs, arroz (baby rice), kiwis, pêssegos, nectarinas e ameixas, mel, carne de aves, carne de ovino e de bovino, ovos de incubação e pintos do dia, cavalos e ainda, em complemento ao mercado da carne de suíno, produtos derivados da carne de suíno.

Portugal tem com a China uma balança comercial positiva no setor agroalimentar, exportando um montante anual global de 150 milhões de euros, valor que o ministro da Agricultura considera que «temos condições de fazer crescer a favor da produção nacional».

Capoulas Santos, que recentemente viajou até à República Popular da China em Visita Oficial, afirma que «a China é um mercado interessante para Portugal não só pela sua dimensão de milhões e milhões de consumidores, mas também pela apetência do próprio mercado, que procura produtos que se diferenciem pela qualidade e por elevados padrões de segurança alimentar, o que é manifestamente o caso da produção nacional».

O ministro da Agricultura aposta na simplificação de procedimentos «através do estabelecimento de canais bem articulados, que permitam melhorar os contactos e acelerar a capacidade de resposta das autoridades nacionais».

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi