Ministro da Agricultura defende que descarbonização não se resolve através dos bovinos

Confagri 12 Dez 2018

Capoulas Santos considera que não é solução baixar a produção de bovinos e «compensar com importações de outras partes do mundo». O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, garantiu esta quarta-feira, no parlamento, que a redução da produção da carne de bovino não é a resposta para a descarbonização global.

«A agricultura é o setor que mais fixa carbono, mas contribui também com 10 por cento para as emissões. Temos de ter em conta que dos 10 por cento apenas 2,5 por cento dizem respeito às dominantes e os restantes à carne de bovino. Não parece que a descarbonização global se vá resolver através dos bovinos», disse Capoulas Santos, questionado pelo CDS-PP, durante uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

Em causa estão as medidas previstas no Roteiro para a Neutralidade Carbónica, que pretendem tornar o país neutro nas emissões de dióxido de carbono até 2050, tendo sido a redução da produção de bovinos proposta pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Para Capoulas Santos, as metas serão atingíveis sem afetar o setor, uma vez que baixar a produção de bovinos «e compensar com importações de outras partes do mundo não vai contribuir nada para a descarbonização».

Apesar de ressalvar que se trata de uma matéria da responsabilidade do Ministério do Ambiente, o governante vincou que é um debate ao qual «o Ministério da Agricultura está muito atento, ávido de participar e de apresentar soluções».

Esta tarde, os deputados da comissão parlamentar de Agricultura e Mar vão votar um requerimento para a audição dos ministros do Ambiente e da Agricultura no âmbito do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050.

Em 5 de dezembro, a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal considerou que a proposta do Ministério do Ambiente seria «o descalabro e a morte de parte do mundo rural».

Em comunicado, a Confagri e as suas associadas FENALAC (leite) e FENAPECUÁRIA (pecuária) manifestaram a sua «sua total oposição às descabidas afirmações do ministro do Ambiente em que este vem publicamente preconizar, entre outros aspetos, a redução entre 25 e 50 por cento dos efetivos bovinos».

Fonte: Rádio Comercial

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi