O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação anunciou esta quarta-feira que o Governo vai pagar 13,6 milhões de euros aos viticultores, em dezembro, no âmbito do Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha – Programa VITIS.
«Falta pagar 13,6 milhões de euros que serão pagos até ao final do mês, esgotando a verba, correspondente aos pagamentos, de 53,3 milhões de euros», disse Luís Medeiros Vieira, durante uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.
De acordo com o secretário de Estado, tendo em conta que o programa termina em 2020, «o Governo tem de assumir compromissos em termos dos projetos aprovados» em função da disponibilidade financeira, tendo reservado uma verba que será destinada a todos os projetos aprovados.
Luís Medeiros Vieira referiu ainda que as candidaturas ao VITIS vão ser retomadas em 2019, sendo as aprovações efetuadas em 2020 e os pagamentos realizados em 2021. «O programa está a ser feito com grande êxito e temos feito os pagamentos de forma atempada», concluiu.
Fonte: Lusa