Pesticidas, solos e acordos comerciais centraram debate no Conselho de Ministros da UE

Confagri 08 Nov 2017

A reunião do Conselho de ministros da Agricultura da União Europeia, que decorreu esta terça-feira, tratou principal de assuntos agrícolas. O encontro centrou-se na apresentação da informação da Comissão sobre o uso sustentável de pesticidas.

Depois da apresentação, os ministros partilharam ideias sobre as atuais e futuras medidas para alcançar os objetivos da diretiva europeia sobre o uso sustentável de pesticidas e sobre como acelerar a implementação dos princípios de gestão integrada de pragas.

No Conselho debate ainda o estado atual das negociações acerca dos diversos acordos comercias, como as negociações com o México, Mercosul, a Organização Mundial do Comércio (OMC), com Singapura e Vietname e o acordo do CETA.

Os ministros mostraram a sua preocupação pelo possível impacto dos acordos de livre comércio em produto agrícolas sensíveis, como a carene de bovino, o etanol e o açúcar. Também encorajaram a Comissão a envolver os Estados-membros ainda mais nas negociações.

O comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, recordou que teve início a missão comercial no Irão, Arábia Saudita, na qual, 50 empresas acompanham a Comissão Europeia.

A presidência Estónia informou sobre o resultado da conferência de alto nível sobre “Solo para produções sustentáveis de alimentos e serviços dos ecossistemas”, que teve lugar em Tallin, no mês de outubro. Os ministros deram as boas-vindas à iniciativa e discutiram como manter o atual alto nível atual da produção agrícola e ao mesmo tempo garantir a sustentabilidade, assim como possíveis estratégias para proteger os valiosos solos agrícolas.

Os ministros abordaram a questão específica da selagem do solo e a perda de terras agrícolas, reconhecendo que as soluções dependem, sobretudo, das características nacionais e ao mesmo tempo incentivar o intercâmbio de melhores praticas.

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI