Portugal em junho sem seca meteorológica

Confagri 09 Jul 2018

No final do mês de junho continuava a não existir seca meteorológica em Portugal continental, verificando-se uma diminuição da área em chuva moderada, segundo o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que a 30 de junho 11,8 por cento do território estava na classe de chuva severa, 68,4 por cento em chuva moderada e 19,8 por cento em chuva fraca e classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

No final do mês de maio já não existia seca meteorológica em Portugal continental com 0,3 por cento do território na classe de chuva severa, 84,6 por cento em chuva moderada e 15,1 por cento em chuva fraca.

O mês de junho em Portugal continental foi o segundo mais chuvoso dos últimos 18 anos, sendo que o mais chuvoso foi o ano de 2007, e foi considerado normal em relação à temperatura do ar.

Em relação à temperatura do ar, apesar de o mês ter sido classificado como normal, foi no entanto o 4.º valor da temperatura média, com 19,52 graus Celsius, mais baixo desde 2000, depois de 2007, 2013 e 2014.

O valor médio da temperatura máxima do ar, de 25,17 graus, foi inferior ao normal, sendo o segundo valor mais baixo desde o ano 2000. Segundo o IPMA, o valor médio da temperatura mínima, de 13,88 graus, foi superior ao normal.

O menor valor da temperatura mínima em junho foi registado no dia 1 nas Penhas Douradas, de 3,2 graus Celsius e a mais elevada ocorreu no dia 18 em Coruche, de 40,9 graus.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI