Portugal/China: Lisboa é o quarto fornecedor europeu de vinhos para Pequim

Confagri 30 Nov 2018

Portugal é o quarto fornecedor europeu de vinhos para a China, com as exportações a crescerem quatro por cento até agosto, face ao período homólogo, para 12.861 euros, disse à Lusa o presidente da Viniportugal, Jorge Monteiro.

«Portugal é o quarto fornecedor europeu para a China, incluindo Hong Kong e Macau. Em 2018, até agosto, crescemos quatro por cento em valor e 23,9 por cento de aumento do preço médio, face ao período homólogo», disse Jorge Monteiro, em declarações à Lusa.

De acordo com os dados do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV), entre janeiro e agosto, as exportações para a China totalizaram 12.861 euros, valor que compara com os 12.370 euros registados em igual período do ano anterior.

Jorge Monteiro indicou que os principais destaques, dentro das exportações portuguesas para o mercado chinês, vão para os vinhos com Indicação Geográfica (IG), de 5.090 euros e com Denominação de Origem (DO), de 3.435 euros, mas também para o vinho tinto, cuja cor, segundo a ideologia chinesa, «está associada à sorte».

O mercado chinês é «prioritário» para a Viniportugal, porém, tem «características específicas» que dificultam a entrada dos produtos nacionais. «As feiras fazem parte da estratégia de internacionalização, mas algumas empresas participam uma vez em feiras como a ProWine Xangai e depois desistem, por exemplo, pela distância do mercado», referiu.

No entanto, o responsável notou que a presença portuguesa tem vindo a aumentar em eventos do setor, ressalvando que a Viniportugal não tem capacidade para levar um número «extraordinário» de empresas.

O presidente da associação garantiu ainda que os vinhos portugueses conseguem competir, em termos de qualidade, com os grandes produtores internacionais. Apesar de não adiantar números, Jorge Monteiro frisou que o objetivo da associação até ao final de 2018 é «continuar a crescer devagar».

Criada em 1996, a Viniportugal é uma associação interprofissional para a promoção internacional de vinhos portugueses, reconhecida pelo Ministério da Agricultura em outubro de 2015.

A missão da Viniportugal é promover a imagem do país enquanto produtor de vinhos de excelência, valorizando a marca vinhos de Portugal, conforme indicado na página da associação.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI