É preciso mudar o perfil de consumo de água porque a seca severa é estrutural

Confagri 21 Nov 2019

Fonte: portugal.gov.pt

É preciso «mudar o perfil do consumo em Portugal, em diálogo com todos», porque chove cada vez menos e já não se pode contar com anos melhores para compensar os piores, disse o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes.

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática e a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, falavam numa conferência de imprensa no final de uma reunião da Comissão Interministerial da Seca, em Lisboa.

A Ministra afirmou que «a seca severa não é conjuntural», pelo que se exigem medidas concretas para conter o consumo de água, adaptando as culturas à disponibilidade da água e garantir a eficiência no uso deste recurso.

As duas áreas de Governo vão começar, a partir de 30 de novembro, a reunir-se com representantes dos setores que mais água consomem: autarquias, agricultura e setor turístico do Algarve.

Maria do Céu Albuquerque disse que «não se augura nada de melhor» para os próximos anos na disponibilidade de água, o que é especialmente relevante para a agricultura, que consome 74% da água utilizada em Portugal.

A seca é particularmente grave no sul do Continente, tendo Matos Fernandes referido que já estão suspensas novas licenças para captação de água a sul do Tejo e que se expandirá a utilização de águas residuais tratadas na rega e na lavagem de ruas.

«Não nos enganemos»

O Ministro referiu que a situação «é hoje melhor do que no período homólogo de 2017, mas o problema é estrutural». Por isso, «não nos enganemos com a chuva que caiu nas últimas horas e que vai continuar a cair».

Matos Fernandes disse ainda que após a seca de 2017, Portugal está mais bem preparado para fazer face à seca em 2019. 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI