Preço do trigo Matif melhora pelo dinamismo do comércio internacional

Confagri 30 Jan 2018

O preço do trigo na Bolsa de Paris (trigo Matif), na semana passada quebrou uma série de quase duas semanas de perdas. Esta subida no final da semana no trigo Matif deve-se ao empurrão do trigo norte-americano, como consequência do bom ritmo de exportação e à revisão em baixa da produção da União Europeia realizada pela Comissão.

A compra de 500 mil toneladas de trigo francês e argentino por parte da Argélia também ajudou, de acordo com a avaliação de Toño Catón, diretor de Culturas arvenses de Cooperativas Agroalimentarias de Espanha.

No entanto, deve ser tido em conta que muitos fatores vão travar esta subida do trigo Matif. Por exemplo, a força do euro, a subida das taxas de juro nos Estados Unidos da América (EUA) e a competitividade dos preços dos trigos russos e argentinos. Como sempre, também há fatores que podem ajudar para o movimento em alta do trigo da União Europeia (UE), como a seca na Argentina, a falta de chuva nos EUA e a recompra de posições curtas do trigo dos EUA.

O trigo Matif subiu devido às boas exportações de trigo dos EUA, que a semana passada atingiram 427 mil toneladas, cumprindo desta forma as expetativas. As exportações de trigo da UE não foram tão cumpridoras, já que apenas alcançaram as 338 mil toneladas, um dado negativo em comparação com as habituais exportações da União.

Contudo, tanto a UE como os EUA estão longe dos seus valores de exportação da campanha passada. A União Europeia leva exportadas 11,8 milhões de toneladas, 17 por cento abaixo do ano passado, enquanto os EUA somam 20,1 milhões de toneladas, que é menos 10 por cento em relação ao período homólogo do ano anterior. Os objetivos de exportação, que para a UE são de 25,5 milhões de toneladas e para os EUA de 26,5 milhões estão um pouco distantes.

CS

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI