O indicador registou em Portugal um crescimento de 2,8 por cento em termos homólogos, um valor acima dos 2,5 por cento na zona euro.
O indicador registou em Portugal um crescimento de 2,8 por cento em termos homólogos, um valor acima dos 2,5 por cento na zona euro.
Os preços na produção industrial aumentaram, em outubro e na comparação homóloga, 2,5 pontos percentuais (p.p.) na zona euro e 2,6 p.p. na União Europeia (UE), revela o Eurostat.
Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, na comparação com setembro, os preços na produção industrial subiram 0,4 por cento quer na zona euro quer no conjunto dos 28 Estados-membros.
Face a outubro de 2016, o indicador aumentou em todos os Estados-membros, com as principais subidas a serem registadas na Bélgica, de 6,9 pontos; na Bulgária 5,5 por cento; na Polónia, de 4,5 pontos; na Hungria, de 4,4 e na Irlanda, 4,3 por cento.
Já na variação em cadeia, as maiores subidas foram observadas na Bélgica, com 2,4 por cento; na Irlanda, 1,5; na Roménia, de 1,0 por cento e em Espanha, mais 0,8 pontos, enquanto se registaram recuos dos preços na produção industrial da Dinamarca, de -1,5 p.p., Chipre e Letónia, de -0,5 por cento cada e na Estónia, -0,4 por cento. Em Portugal, o indicador subiu 2,8 por cento em termos homólogos e 0,3 por cento face a setembro.
Fonte: jornaleconómico