Preços dos alimentos aumentaram em 2017, produtos lácteos foram os que mais subiram

Confagri 12 Jan 2018

Os preços mundiais dos alimentos aumentaram 8,2 por cento em 2017 em relação a 2016, sobretudo o leite, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

O índice da agência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) registou uma média de 174,6 pontos em 2017, a média mais alta desde 2014. Mesmo assim, apenas em dezembro, o índice caiu 3,3 pontos em relação a novembro, para 169,8 pontos. No ano passado, à exceção do açúcar, todos os alimentos básicos aumentaram.

Enquanto o aumento global nos preços da manteiga marcou o ano, o maior crescimento de preços foi registado nos produtos lácteos, com uma subida de 31,5 por cento no índice em relação a 2016.

Em dezembro, o preço dos produtos lácteos marcou o ritmo, perdendo 9,7 por cento devido às grandes quantidades de exportação e à fraca procura de leite em pó desnatado e inteiro.

O índice de preços da FAO para o óleo vegetal encerrou o ano com uma redução de três por cento em relação à média de 2016. Em termos de cereais, o índice subiu uma média de 3,2 por cento em relação a 2016, mas ficou 37 por cento abaixo do seu recorde, registado em 2011.

O índice de carne cresceu nove pontos percentuais (p.p.) em 2017 em relação ao seu nível de 2016. Do lado do açúcar, os preços em 2017 diminuíram 11,2 por cento em média em relação a 2016, em grande parte devido a uma safra excecional no Brasil, o maior produtor do mundo. Na Europa, o levantamento das quotas também incentivou o aumento da produção.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI