O índice da seção das Indústrias Transformadoras registou uma variação homóloga de 3,9 por cento, contra 4,8 por cento em outubro, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
A variação homóloga do IPPI – Índice de Preços na Produção Industrial, foi 3,6 por cento em novembro, inferior em 1,2 pontos percentuais (p.p.) à registada em outubro, revelam os dados do ”Índice de Preços na Produção Industrial”, da autoria do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os dados foram divulgados esta quarta-feira e têm como objetivo mostrar a evolução mensal dos preços das transações nas atividades económicas para os mercados interno e externo.
No mesmo documento, o INE informa que o agrupamento de energia apresentou um contributo mais influente para a variação do índice agregado, 2,2 p.p., em resultado da taxa de variação de 10,7 por cento, em outubro de 15,8 por cento. A variação mensal compara o nível de preços entre dois meses consecutivos.
Excluindo este agrupamento, os preços na produção industrial aumentaram 1,8 por cento, com uma variação de 2,0 p.p. no mês anterior. A variação mensal do índice da secção das Indústrias Transformadoras foi -0,3 pontos, esta de 0,6 p.p. em novembro de 2017, originando um contributo de -0,3 por cento para a variação do índice total.
Fonte: jornaleconómico