Preocupação dos consumidores com a biodiversidade pode ser catalisador de mudança na agroindústria

Confagri 14 Mai 2019

De acordo com o mais recente Eurobarómetro, a maioria dos europeus estão preocupados com a perda de diversidade. Dos 27 mil consumidores entrevistados, 70 por cento dizem estar alerta para os problemas de biodiversidade, com 96 por cento a referir que acredita ter uma responsabilidade para com a natureza.

Os consumidores europeus defendem ainda que a biodiversidade é indispensável para o setor produtivo e para o crescimento económico a longo prazo. De acordo com o relatório da União Europeia (UE), a ligação entre os sistemas de produção alimentar e a perda de biodiversidade é hoje melhor entendida do que em 2015, data em que realizou o último Eurobarómetro sobre o tema.

«As práticas agrícolas e florestais intensivas e o excesso de pesca, de longe os mais importantes impulsionadores da perda de biodiversidade, estão a começar a ser vistas como grandes ameaças à biodiversidade», diz o estudo.

«A saúde do ecossistema do qual nós e quase todas as outras espécies dependem está a deteriorar-se mais rapidamente do que nunca. Estamos a corroer as bases das nossas economias, da segurança alimentar, da nossa saúde e da qualidade de vida em todo o mundo», defende Robert Watson do Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services que recentemente emitiu um alerta sobre o «perigoso declínio da biodiversidade».

O especialista diz que «através de grandes mudanças, a natureza ainda pode ser restaurada, conservada e usada de forma sustentável, isto também é crucial para responder à maioria dos objetivos globais».

Fonte: vidarural

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI