Os preços na produção industrial recuaram na zona euro e na União Europeia em novembro, face a outubro, invertendo a tendência de crescimento registada nos meses precedentes, segundo dados do Eurostat.
Após terem aumentado 0,8 por cento nas duas zonas em outubro, numa tendência de crescimento verificada ao longo de 2018, os preços na produção industrial caíram 0,3 por cento no espaço da moeda única e 0,4 por cento na União Europeia (UE) na comparação com outubro, com Portugal a acompanhar o recuo, com -0,9 por cento.
De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo gabinete de estatísticas da UE, as maiores “quedas” dos preços da produção industrial foram registadas na Grécia (-2,7%), na Holanda (-1,4%), na Lituânia e no Reino Unido (ambos com -1,3%), enquanto as subidas mais acentuadas foram observadas na Estónia (1,7%), na Dinamarca (1,2%) e na Suécia (0,8%). Todavia, na comparação homóloga, os preços na produção industrial avançaram 4,0 por cento na zona euro e 4,3 por cento no conjunto dos Estados-membros.
Face ao mesmo mês de 2017, as maiores subidas dos preços na produção industrial registaram-se na Bélgica (9,3%), na Dinamarca (9,2%), e na Estónia (8,6%), com o único recuo a assinalar-se na Irlanda (-0,6%). Em Portugal, os preços na produção industrial subiram 3,7 por cento face ao mês homólogo, abaixo da média da zona euro e da UE.
Fonte: sapo.pt