Os preços na produção industrial subiram em maio na zona euro e na União Europeia, quer em termos homólogos, quer face a abril, com Portugal a registar o segundo maior aumento em cadeia, segundo o Eurostat.
Em maio, os preços na produção industrial aumentaram, face a abril, 0,8 por cento na zona euro e 1,0 por cento na União Europeia (UE), tendo a Grécia 2,4 por cento, Portugal 1,9 por cento e Chipre e Hungria 1,8 pontos percentuais, registando as maiores subidas no indicador.
Na variação mensal, foram assinalados recuos na Irlanda, de -0,5 por cdento e na Letónia, -0,3 por cento. Segundo o gabinete de estatísticas da UE, face a maio de 2017, os preços na produção industrial aumentaram 3,0 pontos percentuais (p.p.) na zona euro e 3,6 pontos nos 28 Estados-membros.
Os maiores avanços foram observados no Reino Unido, com 6,7 p.p., na Bélgica, 6,5 e na Estónia, Grécia e Hungria, 5,5 por cento cada, tendo sido assinaladas baixas na Irlanda, de -2,7 pontos e no Luxemburgo de -0,5 por cento. Em Portugal, os preços na produção industrial subiram 3,4 por cento na variação homóloga.
Fonte: Lusa