Primeiro-ministro defende que crescimento económico depende de aposta na «diversificação de todos os setores»

Confagri 18 Mar 2019

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu, durante a visita à feira ProWein, na Alemanha, que o crescimento económico depende da aposta e diversificação das várias áreas, sublinhando que o setor do vinho é «claramente uma grande oportunidade».

«Para a economia portuguesa continuar a crescer […] temos que apostar na diversificação de todos os setores e o vinho é, claramente, uma grande oportunidade», disse António Costa, que falava aos jornalistas durante a vista à feira, em Dusseldorf.

De acordo com o governante, nos últimos 20 anos, a qualidade do vinho português «mudou radicalmente», sendo que, atualmente, «temos em todas as regiões do país» vinho de grande qualidade. «É essa a descoberta que nós já fizemos e que o mundo está agora a fazer», vincou.

Para o líder do Governo, esta é «uma grande oportunidade de crescimento» das exportações de vinho para o mercado global, sublinhando que os importadores têm demonstrado cada vez mais interesse nos produtos portugueses e agradeceu ainda «o trabalho que os produtores, os enólogos e os agricultores têm feito para o desenvolvimento do setor» do vinho.

«O ano passado exportamos na área do vinho cerca de 803 milhões de euros e a ViniPortugal e os produtores têm a meta de chegar aos mil milhões em 2020», indicou o responsável. «Com um mercado onde os clientes procuram, cada vez mais, produtos diferenciados, nós temos aqui uma oportunidade que a ViniPortugal tem estado a aproveitar», afirmou.

António Costa assinalou que as exportações do setor agroalimentar, que estão atualmente em cerca de sete mil milhões de euros, representam quase o volume conjunto do setor do calçado e do têxtil. «Hoje o conjunto das exportações da indústria agroalimentar já se aproxima dos sete mil milhões de euros, significa que sozinho tem quase o volume do têxtil e do calçado no seu conjunto».

Para o governante, esta é «uma área de grande modernização, de grande progresso e de grande potencial» para a autonomia alimentar de Portugal, mas também «para um bom ordenamento do território e para a valorização de regiões do país onde é necessário fazermos um esforço de coesão territorial», destacando o facto de o setor agroalimentar ter sido «onde mais empresas se criaram em Portugal no ano passado e onde os salários têm, em média, um maior aumento».

O líder do Governo sublinhou que o trabalho do setor agrícola «é fundamental» para o futuro do país, com destaque para a economia. «A economia tem ciclos e, portanto, quando há algum arrefecimento global, o que temos que fazer é aquecer os nossos motores e fazer um esforço mais acrescido», notou.

Durante a visita ao evento, António Costa notou ainda que as «alterações climáticas são um desafio global para o conjunto da humanidade», acrescentando que o desenvolvimento da agricultura, a boa gestão da agricultura, é essencial para amenizar, travar, condicionar essa dinâmica».

A ProWein, a maior feira de vinhos da Europa, a decorrer até terça-feira, 19 de março, conta com a presença mais de 390 produtores portugueses, 150 dos quais no “stand” da ViniPortugal – associação interprofissional para a promoção internacional dos vinhos de Portugal.

Para além deste, estão também no certame “stands” das várias regiões vitivinícolas nacionais, nomeadamente, Vinho Verde, Porto e Douro, Tejo, Alentejo, Beira Interior e Bairrada. No ano passado o evento teve 60 mil visitantes.

Fonte: jornaleconómico

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI