Primeiro-ministro: «Estão a ser adotadas as medidas próprias dos planos de contingência»

Confagri 05 Abr 2019

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta quinta-feira que estão a ser tomadas medidas para fazer frente à situação de seca que se vive em alguns pontos do país, «próprias dos planos de contingência», mas escusou-se a especificar quais.

Durante o debate quinzenal que decorreu ontem, quinta-feira, na Assembleia da República, em Lisboa, a deputada e líder do CDS-PP, Assunção Cristas, aproveitou para questionar o primeiro-ministro sobre o tema.

«Estamos em abril, o país está em seca. Que medidas é que o Governo já aprovou para fazer face a esta situação?», perguntou a presidente do CDS-PP. Como da primeira vez o primeiro-ministro não respondeu a esta questão, Assunção Cristas voltou à carga: «sobre a seca, senhor primeiro-ministro, o que tem para me dizer?».

Em resposta, António Costa afirmou que, «neste momento, as albufeiras estão com um armazenamento total inferior a 40 por cento, e estão a ser adotadas medidas próprias dos planos de contingência relativamente à situação de seca».

«E medidas para os agricultores?», insistiu a centrista, ao que o primeiro-ministro referiu apenas que «serão adotadas as medidas que forem necessárias», sem adiantar mais nada.

As situações de seca em Portugal tornaram-se cada vez mais frequentes desde 2000 e o cenário deverá piorar em consequência das alterações climáticas e do aumento de frequência dos fenómenos extremos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em entrevista à agência Lusa no início do mês, a meteorologista Vanda Pires, do IPMA, salientou que as situações de seca são frequentes em Portugal continental com consequências graves na agricultura e pecuária, na energia e no bem-estar das populações.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI