Procura por artigos de agricultura cresceu 42% em abril face aos primeiros meses de 2020

Confagri 09 Set 2020

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt

Está registar-se uma grande procura por tratores, sementes e alfaias agrícolas no nos país durante o presente ano.

A procura por artigos de agricultura em Portugal aumentou 42% em abril face aos primeiros meses deste ano, de acordo com um estudo elaborado pela plataforma de comércio digital OLX.

Os maiores crescimentos de procura no passado mês de abril neste domínio verificaram-se nas alfaias agrícolas (34%), sementes (62%) e tratores (34%).

“Do lado da oferta, abril trouxe um crescimento de 35% em novos anúncios publicados face ao mês anterior. No que diz respeito a anúncios ativos, não se verifica um aumento tão significativo, no entanto, abril (5%) e maio (9%) destacam-se perante os restantes meses. Os distritos com mais procura por artigos de agricultura são Lisboa (11.8%), Santarém (9,9%), Aveiro (9,8%), e Porto (9,8%)”, adianta um comunicado da OLX.

De acordo com os responsáveis desta plataforma, Lisboa (13,45%) lidera também o ‘top’ de distritos com mais anúncios publicados. Já o Porto (12,4%) e Aveiro (10%) ocupam a 2ª e 3ª posição, respetivamente.

O OLX avança ainda que, na categoria de agricultura, a palavra ‘trator’ foi a mais procurada entre 1 de janeiro e 31 de agosto, enquanto os modelos mais pesquisados dentro da subcategoria de tratores são ‘Kubota’, ‘Massey Ferguson’ e ‘John Deere’.

“O OLX acaba de divulgar um estudo, baseado em dados disponíveis na plataforma, no qual analisa a evolução da procura (contactos feitos a anúncios), oferta (anúncios novos e ativos) e preço médio de artigos de agricultura, nomeadamente tratores, alfaias agrícolas e sementes. As conclusões agora apresentadas examinam os primeiros oito meses de 2020 (janeiro a agosto), incluindo o período de confinamento e desconfinamento a propósito da pandemia de Covid-19”, resume um comunicado da plataforma.

“Estes dados mostram um aumento natural na procura por artigos de agricultura nos meses que antecedem ao verão. Os tratores e as alfaias agrícolas são máquinas bastante caras mas que, bem conservadas, têm um tempo de vida útil muito grande. Sendo estes artigos necessários para os agricultores e, perante a crise que estamos a viver atualmente, é expetável que haja um aumento na procura de artigos desta categoria na nossa plataforma uma vez que no OLX existem sempre opções mais económicas e que vão ao encontro das necessidades dos nossos utilizadores”, considera Andreia Pacheco, Brand Manager do OLX Portugal.

O OLX Portugal foi fundado em 2007 e é especialista no desenvolvimento de plataformas ‘online’ locais de fácil utilização para compra e venda de produtos e serviços na Internet. A empresa é detentora dos portais Standvirtual,  Imovirtual  e OLX.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI