Os técnicos do SIMA -Sistema de Informação de Mercados Agrícolas estimam “um significativo aumento do volume de produção” de azeite, relativamente à campanha 2016-2017, com “o azeite a apresentar baixos níveis de acidez e a ser quase todo classificado como virgem extra”.
Em termos gerais, tanto a qualidade da azeitona laborada nos lagares, como o respectivo rendimento em azeite, “têm sido bons e superiores aos da campanha anterior”, realçam os analistas do SIMA.
As cotações mais frequentes do azeite virgem extra engarrafonado (garrafão de 5 litros) variaram entre o mínimo de 4,24€/litro e o máximo de 5,00€/litro.
Campanha de azeitona para azeite chega ao fim
Segundo a análise daquele Serviço sobre azeite e azeitona, referente à semana de 5 a 11 Fevereiro 2018, a campanha de azeitona para azeite foi dada por encerrada. As cotações variaram entre o mínimo de 0,45€/kg e o máximo de 0,50€/kg.
Espanha
Em Espanha, segundo a Olimerca, as cotações do azeite virgem extra a granel desceram 0,05€/kg nos mercados de Jaén e Extremadura, em relação à semana anterior. As cotações regionais do azeite virgem extra a granel variaram entre 3,55€/kg, em Jaén, Extremadura, Granada e Ciudad Real, e 3,65€/kg em Sevilha.
Em Portugal, na semana em análise, não foram registadas cotações a granel.
Comércio internacional
Adiantam os técnicos do SIMA que a procura mundial de azeite continua a aumentar, impulsionada, principalmente, pela procura nos Estados Unidos, China, Brasil e Japão, que no seu conjunto absorveram 63% das exportações da UE, nos primeiros 10 meses da campanha 2016-2017 (EUA 40%).
Entre 2003 e 2016, a China quase quadruplicou as suas importações de azeite da UE, sendo actualmente o quarto destino, depois dos EUA, Japão e Brasil.
As exportações de azeite da UE para o Brasil, o principal destino do azeite português exportado, recuperaram ligeiramente na campanha 2016-2017, após 3 anos de declínio resultante da crise económica.
Apesar da fraca produção europeia na campanha 2016-2017, as exportações de azeite pela UE nos primeiros 10 meses da campanha aumentaram 1%, relativamente ao período homólogo anterior.
Em Portugal, face à quebra de produção na campanha 2016-2017 (-36%), relativamente à campanha anterior, as exportações de azeite diminuíram 11% em volume.
Fonte: Agricultura e Mar Actual