Produção mundial de vinho bate recorde com 292,3 milhões de hectolitros em 2018

Confagri 02 Mai 2019

O diretor-geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, Pau Roca, apresentou no dia 11 de abril, na sede da Organização em Paris, informações sobre a produção de vinhos, o consumo de vinhos e as trocas internacionais em 2018.

A área global de vinhos em 2018 é estimada em 7,4 milhões de hectares. Um nível equivalente ao registado em 2017. A produção mundial aumentou em 42,5 milhões de hectolitros (hl), estimando a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) uma produção total de 292,3 milhões de hectolitros, próximo do nível muito elevado de 2004.

Desde 2014, regista-se um declínio constante na área da vinha mundial, principalmente através da redução da área de vinha na Turquia, Irão, Estados Unidos e Europa, em particular em Portugal.

A área de vinha cresceu em Itália entre 2017 e 2018, em cerca de cinco mil hectares (ha), chegando aos 706 mil ha, ao contrário de outros países europeus que mostram uma estabilização das áreas de vinha.

Espanha continua na liderança do ranking mundial com 969 milhões de ha. Na Ásia, após mais de 10 anos de forte crescimento, o crescimento da vinha na China diminui, enquanto a da Turquia vê o seu tamanho a estabilizar em 2018 após a diminuir progressivamente desde 2003. Nas Américas, a vinha aumenta especialmente no México.

Após uma produção historicamente baixa em 2017, a produção mundial aumentou em 42,5 milhões de hectolitros (hl), estimando a OIV uma produção total de 292,3 milhões de hectolitros, próximo do nível muito elevado de 2004. A Itália confirma a posição de primeiro produtor mundial com 54,8 milhões de hl, seguida pela França com 49,1 milhões e Espanha com 44,4 milhões.

Por outro lado, as condições climáticas foram menos favoráveis ​​para alguns países europeus. Em Portugal, 6,1 milhões de hl, o míldio e o oídio tiveram impacto na produção em 2017, o qual, no entanto, permaneceu acima da média nos últimos anos.

Na Grécia, 2,2 milhões de hectolitros e Bulgária, um milhão de hl, registou-se uma queda de produção e na China, os dados disponíveis apontam para uma produção de 9,3 milhões de hectolitros em 2018, -2,3 milhões face a 2017 .

Pode consultar todos os dados aqui.

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI