Produção de tomate de indústria cai na UE impulsionada pelo mercado ibérico

Confagri 11 Jul 2018

A produção de tomate de indústria na União Europeia deverá registar uma quebra de 12 por cento na campanha de 2018, uma diminuição impulsionada pelo mercado ibérico, onde se espera que a produção caia 22 por cento.

As previsões são da Comissão Europeia, que recentemente publicou um relatório sobre os mercados agrícolas que revela ainda que a produção mundial de tomate de indústria deste ano deverá cair cinco por cento para um total de 35,9 milhões de toneladas.

De acordo com o relatório da Comissão Europeia, «esta redução poderá ser um ajustamento da produção à procura, depois do enorme crescimento da oferta em anos recentes. Contudo, esta hipótese só será confirmada quando os números finais estiverem disponíveis».

A Comissão Europeia prevê ainda que a produção de cereais da União Europeia (UE) atinja um total de 299 milhões de toneladas na campanha de 2018/2019, menos três por cento do que a média dos últimos cinco anos.

A produção de trigo mole deverá cair três por cento, para um total de 138 milhões de toneladas, a produção de trigo duro deverá estabilizar nos 8,8 milhões de toneladas e a produção de milho deverá ficar perto dos 64 milhões de toneladas.

Os dados da EuroPech, associação europeia que representa os produtores de pêssegos e nectarinas, preveem uma queda na produção de 11 por cento face a 2017, com países como Espanha, com -14 por cento; França, -16 e Itália, -10 por cento a impulsionarem esta diminuição. Face a este cenário, a Comissão Europeia espera uma quebra de 20 por cento nas exportações destes frutícolas em 2018.

Para a produção de azeite as previsões agrícolas da Comissão Europeia revelam que na campanha de 2017/2018 deverá atingir um total de 2,2 milhões de toneladas. A impulsionar este aumento de produção, que de acordo com a UE, é um «novo recorde», estão Itália, com 135 por cento; Portugal, 94 por cento e Grécia, com 77 por cento.

A Comissão Europeia diz também que a produção europeia de azeite ajudará a impulsionar a produção mundial, que deverá atingir um total de 3,3 milhões de toneladas, mais 30 por cento face à última campanha.

Em anexo: Relatório da Comissão Europeia sobre os mercados agrícolas  (versão em inglês)

Fonte: Vida Rural

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI