Queda da inflação dá força à expetativa que BCE implemente estímulos já em setembro

Confagri 20 Ago 2019

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt

Inflação na zona euro fixou-se em 1% em julho, caindo para mínimos de 2016. Inflação abaixo do expectável, levam a que as medidas de ‘Quantitative Easing’ possam mesmo avançar já em setembro, antecipa analista.

A expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) adopte estímulos económicos já na próxima reunião do Conselho de Governadores ganhou ainda mais força nos mercados financeiros, com a inflação da zona euro a fixar-se em 1% em julho, muito aquém da meta do BCE.

“A inflação mais fraca do que o estimado na zona euro dá força à probabilidade do BCE implementar estímulos económicos já em setembro. Com o abrandamento da economia e a inflação revista em baixa, Mario Draghi terá argumentos para avançar com estímulos adicionais à economia europeia”, destaca Nuno Caetano, analista da corretora Infinox. 

O analista considera que além das tensões comerciais e do Brexit, a desaceleração económica e uma inflação abaixo do expectável, “levam a que as medidas de Quantitative Easingpossam mesmo avançar já em setembro”.

A taxa de inflação anual na zona euro caiu 0,3 pontos percentuais (p.p.) em julho face ao mês anterior, caindo para mínimos de 2016, segundo dados divulgados pelo Eurostat esta terça-feira. Em novembro desse ano, fixou-se em 0,6%, subindo para 1,1% em dezembro. “Esta descida da inflação na zona euro poderá levar o BCE a não subir as taxas de juro tão cedo”, acrescenta Nuno Caetano.

A taxa de inflação anual da UE28 situou-se em 1,4% em julho de 2019, diminuindo 0,2 p.p. face ao valor de junho. Já a variação mensal foi de -0,5% e -0,3% na zona euro e na UE28. Entre os países da zona euro, Portugal foi o país com a taxa mais baixa e o único a registar uma inflação anual negativa em julho, registando -0,7%.

“A inflação [na zona euro] continua a fixar-se abaixo da meta do BCE. Já em março o BCE tinha revisto em baixa as projecções da inflação para 2019, reflectindo as perspectivas mais fracas em relação ao crescimento económico”, destaca Nuno Caetano.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi