Regadio de Veiros em Estremoz está garantido após chuva deste mês

Confagri 21 Mar 2018

O regadio a partir da Barragem de Veiros, em Estremoz (Évora), já está garantido este ano, depois de a chuva das últimas semanas ter aumentado o nível da albufeira.

José Nuno Pereira indicou à agência Lusa que, há cerca de três semanas, a albufeira da Barragem de Veiros tinha menos de 10 por cento da capacidade de armazenamento de água, cerca de 800 mil metros cúbicos, o que «não permitia fazer a campanha de rega deste ano».

Hoje, a albufeira já tem 50 por cento da capacidade de armazenamento de água, o que corresponde a mais de cinco milhões de metros cúbicos, «estando assegurada a campanha deste ano», referiu o presidente da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros, no concelho de Estremoz, distrito de Évora.

«Ninguém previa um armazenamento de água deste volume, num curto espaço de tempo», observou, acrescentando que a albufeira atingiu, esta semana, «o volume recorde de água armazenada», desde que foi dada a autorização para o enchimento, em 2016.

Segundo José Nuno Pereira, para a campanha de rega, que deve começar em finais de abril, são necessários cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos de água. A próxima campanha, a terceira desde que está a funcionar o perímetro de rega de Veiros, envolve 550 hectares de regadio, incluindo olival, frutos secos, tomate, milho, prados permanentes, grão e pequenas culturas hortícolas. A capacidade máxima de armazenamento de água da albufeira da Barragem de Veiros é de 10,3 milhões de metros cúbicos, de acordo com o mesmo responsável.

Inaugurado em maio de 2015, o Aproveitamento Hidroagrícola de Veiros, que incluiu a construção de uma barragem, de uma estação elevatória e de redes de rega e viárias, envolveu um investimento público de 25 milhões de euros, com verbas do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

O aproveitamento hidroagrícola, com uma rede de rega de 15 quilómetros de extensão e atualmente com capacidade para cerca de 1.170 hectares de regadio, beneficia 55 agricultores, com propriedades em Estremoz e no concelho vizinho de Monforte, no distrito de Portalegre.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi