Região dos Vinhos Verdes e de Verona têm projeto conjunto de promoção de 3,4 milhões de euros

Confagri 25 Fev 2019

A região dos Vinhos Verdes e a de Verona, em Itália, juntaram-se para um investimento conjunto de 3,4 milhões de euros em três anos, para promoção conjunta nos mercados da Dinamarca, França, Alemanha e Portugal.

Em comunicado, a Região dos Vinhos Verdes esclarece que foi formado um «consórcio entre a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e o Consorzio Associazione Vini Veronesi (AVIVE)», de Verona, para a apresentação do programa “Quality, Authenticity and Heritage of Protected Designation of Origin”, dirigido aos consumidores da geração “Millennials”.

A iniciativa é financiada em 80 por cento pela União Europeia, «no âmbito dos projetos para ações de informação sobre o regime de qualidade dos produtos com Denominação de Origem Protegida (DOP)».

De acordo com a região dos Vinhos Verdes, «o programa dirige-se aos consumidores da geração Millennials, focando a comunicação e ativação das DOP em eventos desenhados para promoção da singularidade, qualidade e diversidade dos vinhos em contexto educativo, mas também experiencial».

«Com gestão a cargo da CVRVV, o programa integra visitas às regiões demarcadas de Verona e dos Vinhos Verdes, um plano educativo específico para distribuidores e “sommeliers” e a presença em algumas das principais feiras mundiais de vinhos, nomeadamente na Alemanha e em França», explica-se no comunicado.

A isto somam-se «outras ações destinadas ao público profissional e que estão integradas na estratégia de valorização das DOP envolvidas». Para Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, «é um desafio fantástico que os Vinhos Verdes estejam a desenvolver este projeto com uma prestigiada região italiana».

«Esta oportunidade sublinha a credibilidade do nosso trabalho de promoção. Muito claramente, é para nós um passo de gigante na afirmação mundial dos Vinhos Verdes como uma grande região vinícola», observa o presidente, citado no comunicado.

Quanto aos «principais objetivos» do projeto, passam pelo «reconhecimento dos vinhos através do selo de garantia DOP, a influência do território, dos solos, do clima e o “know-how” local».

Incluem, ainda, «o valor acrescido pelas castas autóctones e a originalidade dos vinhos DOP como resultado único do uso de recursos e condições naturais locais». «A cooperação e comunicação conjunta de duas importantes regiões produtoras europeias, Vinho Verde e Vini Veronesi, resulta em sinergias muito claras com um impacto esperado na comunicação integrada da imagem dos vinhos europeus, reforçando a imagem da marca europeia associada à diversidade e qualidade de produção», acrescentam.

A Região de Verona inclui 15 DOP diferentes, entre as quais Soave, Lugana ou Bardolino, produzidas em cerca de 28 mil hectares de vinha à volta de Verona. Estão em causa «brancos, tintos e espumantes de castas autóctones como Garganega, Corvina, Corvinone e Rondinella, entre outras, que são muito representativas da qualidade dos vinhos daquela região».

Fonte: Lusa

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