Reguengos de Monsaraz comemora Dia Europeu do Enoturismo

Confagri 07 Nov 2017

Um concerto de “blues”, caminhada, passeio para viaturas todo-o-terreno (TT) e provas de vinhos são as atividades que vão assinalar o Dia Europeu do Enoturismo em Reguengos de Monsaraz, Évora, entre sexta-feira e domingo.

O programa, organizado pela câmara, começa na sexta-feira, às 21:30 horas, com um espetáculo musical de “blues”, no Auditório Municipal, para comemorar também o S. Martinho.

Segundo o município, o músico espanhol Danny Del Toro, considerado «um dos melhores intérpretes de harmónica de “blues” da Europa», vai atuar com a banda que formou na Suécia, a Del Touro Blues Band.

A manhã de sábado começa cedo, às 08:30 horas, com uma caminhada na freguesia de Monsaraz, com partida e chegada na Casa do Cante, em Telheiro, que apresenta aos participantes um percurso de 13 quilómetros, de dificuldade média.

A vila medieval de Monsaraz e a praia fluvial existente nas imediações, na albufeira do Alqueva, o Cromeleque do Xerez, a ponte romana pedonal e o Convento da Orada são algumas das atrações do passeio, que termina com um almoço e atuações de cante alentejano.

O Passeio TT Rota dos Vinhos, para viaturas todo-o-terreno, motos e outros veículos, tem início marcado para as 09:00 horas de sábado. Os pilotos vão percorrer 70 quilómetros num trajeto de dificuldade média/baixa.

Do valor de cada inscrição, realçou a câmara municipal, cinco euros revertem para a corporação de Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz.

As provas de vinhos são outro dos pontos altos do programa, com a primeira, dedicada aos vinhos novos, a ter lugar na Casa do Benfica, às 18:30 horas de sábado.

Já no domingo, quando se assinala oficialmente o Dia Europeu do Enoturismo, realizam-se provas de vinhos durante o dia. O Dia Europeu do Enoturismo é comemorado, desde 2009, no 2.º domingo de novembro pelas cidades que integram a RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, com o objetivo de promover o turismo do vinho nos países europeus aderentes.

Reguengos de Monsaraz, que se quer afirmar como Capital dos Vinhos de Portugal, ostentou o “selo” de Cidade Europeia do Vinho 2015, atribuído pela RECEVIN.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI