Reino Unido chega a «acordo básico» sobre tarifas em caso de Brexit sem acordo

Confagri 06 Mar 2019

De acordo com o ministro britânico do Comércio, o Governo do Reino Unido chegou a um acordo preliminar sobre a aplicação de tarifas de importação no caso de deixar a União Europeia sem acordo.

Liam Fox advertiu, contudo, que persistem algumas escolhas difíceis, avança a Reuters. A Sky News informou que o Governo planeia cortar tarifas em quase todos os produtos, exceto nas áreas mais sensíveis, como carros, carne bovina, cordeiro e laticínios.

Falando aos legisladores, Liam Fox disse que os ministros seniores chegaram a um acordo preliminar, mas que é muito cedo para tornar os detalhes públicos. «É sempre possível que possam haver mais mudanças» e acrescentou que não foi tomada nenhuma decisão sobre se o Parlamento deveria receber detalhes sobre as tarifas antes de votar, novamente, o acordo da primeira-ministra Theresa May, a 12 de março.

O Reino Unido tem atualmente acesso sem tarifas aos mercados da UE e beneficia dos acordos comerciais do bloco europeu com outros países, mas as suas exportações enfrentarão automaticamente as tarifas da UE, se a economia a 29 de março, sem acordos de transição.

As empresas querem saber se o Reino Unido, a quinta maior economia do mundo, aplicará tarifas recíprocas sobre as importações da União Europeia. Caso contrário, as tarifas teriam de ser levantadas sobre bens importados da maioria dos outros países, de acordo com as regras da Organização Mundial do Comércio.

Fonte: ECO

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI