O Reino Unido é o segundo maior mercado de destino em valor para os vinhos portugueses. No ano passado, as exportações para aquele país alcançaram os 79 milhões de euros, um crescimento de 10,2% face a 2016, segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).
Apesar de o Vinho do Porto liderar as exportações, os vinhos tranquilos DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) são os que mais crescem, com destaque para os DOP que concentraram um crescimento de 37,1% em valor em 2017.
Atenta a este crescimento, a ViniPortugal, associação interprofissional do setor, tem agendadas duas iniciativas de promoção dos néctares portuguesas na capital do Reino Unido.
O Royal Horticultural Lindley Hall, em Londres, é o palco da Prova Anual de Londres, uma iniciativa promovida pela ViniPortugal, que terá lugar a 22 de fevereiro. O evento, exclusivo para profissionais, reunirá 98 produtores portugueses que terão a oportunidade de dar a conhecer a o vinho português junto de 600 profissionais, dos setores de distribuição e Horeca, e de 40 jornalistas britânicos. Ajudar os produtores nacionais a encontrar novas oportunidades de negócio é o objetivo desta iniciativa promocional da ViniPortugal.
Ainda no âmbito da estratégia de promoção no mercado britânico, a ViniPortugal marcará presença no evento da revista Decanter dedicado ao mercado ibérico, denominado “Decanter Fine Wine Encounter Spain & Portugal”, que ocorrerá a 24 de fevereiro, no The Landmark Hotel, em Londres. São esperados cerca de 800 visitantes que terão a oportunidade de provar 300 vinhos dos dois países e participar em várias atividades paralelas. A área de Portugal no evento, sob a chancela Wines of Portugal, contará com a participação de 27 produtores.
Fonte:hipersuper