A Rodoliv- Cooperativa de Azeites de Ródão lançou uma edição de 500 garrafas de azeite com um rótulo desenhado pelo artista plástico Manuel Cargaleiro.
Este é o primeiro produto a ser comercializado com a marca “Terras de Oiro”, que a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão criou para promover os produtos locais mas também o concelho enquanto destino turístico.
O azeite e a marca foram apresentados no restaurante de Justa Nobre em Lisboa, junto ao Campo Pequeno, onde estiveram políticos, artistas e jornalistas especializados.
Luís Pereira, o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, diz que a marca está aberta a outros produtos e espera que os produtores funcionem como embaixadores do concelho «para que quem prova os nossos produtos sinta a vontade de visitar e ficar no nosso território».
Manuel Cargaleiro desenhou um rótulo para a Rodoliv em 2014 e foi dele que partiu a iniciativa de renovar a imagem, tendo sido introduzidas também alterações no formato da garrafa.
A série de 500 garrafas lançada há quase quatro anos foi um sucesso e esta série, que tem o mesmo número, para lá caminha.
Carlos Lourenço, o presidente da Rodoliv, diz que a escolha recaiu num azeite DOP (Denominação de Origem Protegida) que tem valido vários prémios à cooperativa, que fechou 2017 com uma produção recorde e uma qualidade superior em reação a anos anteriores.
Um dos convidados para o almoço de lançamento foi o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, para quem Portugal «tem de vender cada vez mais azeite de marca, engarrafado e com rótulos de qualidade».
Luís Medeiros Vieira sublinhou o crescimento deste setor nos últimos 10 anos, onde passou de deficitário a excedentário, com as exportações a aumentarem cerca de 15 por cento no ano passado.
Reconquista.pt